quarta-feira, 23 de outubro de 2013

CASA E DECORAÇÃO


Saiba como fazer o granito durar a vida inteira

O granito é uma pedra dura e com vários usos. O cuidado com sua aplicação, no entanto, é fundamental para que ele dure. Entre outras coisas, a rocha deve ser impermeabilizada, para evitar manchas Foto: Chris Rodenberg Photography/Shutterstock
O granito é uma pedra dura e com vários usos. O cuidado com sua aplicação, no entanto, é fundamental para que ele dure. Entre outras coisas, a rocha deve ser impermeabilizada, para evitar manchas
Foto: Chris Rodenberg Photography/Shutterstock
“Os granitos têm entre 500 milhões e dois bilhões de anos e, se instalados direito, duram infinitamente”. A afirmação do geólogo Cid Chiodi Filho, consultor técnico da Associação Brasileira da Indústria de Rochas Ornamentais (Abirochas), chama a atenção para os dois principais atrativos do granito: resistência e durabilidade. Essas propriedades, porém, podem ser comprometidas se não forem tomados os devidos cuidados na hora da aplicação.
“As rochas são imunes a qualquer coisa, mas nada é à prova de burrice e ignorância”, alerta Chiodi Filho. Ele lembra, por exemplo, que não se deve usar massa escura quando o granito for claro, pois isso pode interferir na coloração do revestimento. Chiodi Filho também diz que algumas pedras absorvem mais líquido que outras, e devem ser impermeabilizadas, dependendo do tipo de uso que se dê a elas. Em áreas de serviço, que frequentemente ficam molhadas, a impermeabilização é aplicada nas superfícies rugosas. Já superfícies polidas de granitos claros, quando usados em balcões, mesas e pias, também devem ser impermeabilizadas. A mesma recomendação vale para situações em que o piso está sujeito a umidade ascendente, como em andares térreos – nesse caso, a rocha tem de ser impermeabilizada em sua parte de baixo. A durabilidade das pedras, portanto, depende dos cuidados na aplicação, e Chiodi Filho recomenda nunca economizar nessa etapa.
Além de aplicar direito, também é preciso saber escolher bem o granito, e algumas dicas podem ajudar nessa tarefa.  Álvaro Cintra, responsável técnico da Granitos Moredo, afirma existirem cerca de mil tipos diferentes de granitos, dos quais algo em torno de 200 são comercializados. Diferenças na formação geológica fazem com que existam pedras nas mais diversas cores. As diferenças são tão sutis que apenas um profissional consegue perceber. “Há cinco tipos de granitos pretos que, aparentemente, são absolutamente iguais”, diz.
Algumas vezes é importante saber exatamente o que se está comprando. Cintra lembra de dois tipos de granito, o Siena e o Itaúnas, que são brancos e aparentemente iguais. Mas o representante da Granitos Moredo aponta uma diferença importantíssima: “O Itaúnas tem na composição um mineral ferroso, que produz oxidação, e, por isso, a pedra pode acabar ficando amarronzada com o tempo”. Uma das maneiras de prevenir esse problema é exatamente fazer uma boa impermeabilização, como recomenda Chiodi Filho.
A diferença de preço entre os diversos tipos decorre da oferta no mercado e da facilidade no manuseio. Cintra diz que o granito cinza é mais comum e barato. Já o azul é mais difícil de encontrar. Além disso, pedras com grande presença de ferro são mais caras, pois é difícil de extrair e trabalhar.
PrimaPagina